A família de origem do terapeuta de família

Curso realizado

WORKSHOP: A FAMÍLIA DE ORIGEM DO TERAPEUTA DE FAMÍLIA

Responsável: Tânia Aldrighi Flake Equipe: Fátima Rolim Barbosa

Justificativa:
O trabalho clínico está repleto de desafios pessoais para os terapeutas e tem em sua pessoa o mais rico instrumento de trabalho, sendo benéfico voltar-se para seus modelos relacionais, especialmente com os da família de origem.

A resolução de algumas questões fundamentais, que o trabalho com a família de origem do terapeuta promove e contribui para humanizar sua experiência e sua formação, pondo destaque na sua capacidade de reconhecer a riqueza, diversidade e capacidade das famílias. É exatamente pela clareza e conhecimento que se obtém a partir do trabalho com sua família de origem que, o seu trabalho clínico se enriquece, como também a pessoa do profissional e às famílias que atende.

A proposta baseia-se num processo integrado da pessoa do terapeuta e de suas habilidades técnicas ao promover o conhecimento da interdependência existente entre o técnico e o pessoal. Ao integrar o conhecimento da sua família de origem à habilidade técnica, propicia a si próprio uma experiência de crescimento compartilhado.

Objetivo Geral

Desenvolver e cuidar da pessoa do Terapeuta Familiar

Objetivos específicos

Identificar como os modelos relacionais e o lugar ocupado pela família de origem do terapeuta interferem no posicionamento frente a cada família.

Reconhecer com mais clareza e prontidão a ressonância provocada no terapeuta familiar pela interação com as famílias que atende.

Reconhecer como os valores subjetivos do terapeuta influem no processo terapêutico, e como suas questões pessoais e familiares se entrelaçam com os problemas e a realidade das famílias que atende.

Programa: - Ciclo de vida do terapeuta
- Famílias de origem e atual do terapeuta
- Habilidades e ressonâncias do terapeuta;
- Padrões interacionais e modelos que orientam as ações do terapeuta

Metodologia: atividades em grupo: linha do tempo, genograma, fotos e grupo de discussão.
Público Alvo: Psicólogos, Psicoterapeuta Familiar, Grupoterapeuta
Número de Participantes: máximo 15 pessoas
Carga horária: 8 horas
Dia: 01/07/2017 (Sábado)
Horário: 8h às 17h
Valor: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)