Apresentação Congresso 2017

Links:

Contato:

Site: www.nesme.com.br
Email: congresso@nesme.com.br
Tel: (11) 3826-3717 (Recado)

Voltar para home

Caros colegas e amigos,

Mais um Congresso Brasileiro de Psicanálise das Configurações Vinculares está sendo organizado pelo NESME. Já estamos na 11ª edição e temos contado com a parceria da SPAGESP e com a presença de participantes de vários estados brasileiros e de diferentes setores: universidades, instituições, consultórios particulares, organizações não governamentais, etc.

A novidade é que dessa vez o evento será em conjunto com a SPGPAG (Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo), realizando assim também o Encontro Luso-brasileiro de grupanálise e psicoterapia analítica de grupo.

Um evento quádruplo e internacional:
XI Congresso Brasileiro de Psicanálise das Configurações Vinculares
XIII Encontro Luso-Brasileiro de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo
IX Encontro Paulista de Saúde Mental
XIII Jornada da SPAGESP

As instituições brasileiras e portuguesa que trabalham com grupos vêm durante os últimos 25 anos realizando eventos e muitas trocas em seus campos de trabalho, sem, contudo, desconsiderar a singularidade de cada país/continente. Por isso, a organização desse evento é muito preciosa.

A escolha do tema e da programação do congresso foram construídas em conjunto para contemplar as os trabalhos realizados em cada país e promover a vivência em diferentes tipos de grupos. Como os Grupos de Acolhimento (GA) e Grupos de Discussão (GD) – uma marca em nossos congressos no Brasil - e os Grandes Grupos - tradicionais em Portugal.

O tema “Ressonâncias da grupalidade: o estranho e o familiar em nós, entre nós e nos outros” leva-nos a pensar nos vínculos – seja no grupo terapêutico, na família, com colegas de trabalho, instituições e sociedade; também, que é na presença do outro que podemos perceber o que é familiar e o que é estranho em nós mesmos, nos outros ou nas relações estabelecidas.

Convidamos todos a mergulhar nesse tema e construir juntos novos saberes. Esperamos a inscrição de trabalhos (até o dia 15 de Janeiro de 2017) e a presença de todos no evento em Maio de 2017.

Solange Aparecida Emílio e Carla Lam
Comissão Organizadora Local