Atividades 2015

Atividades do congresso


GRUPOS DE ACOLHIMENTO

Trata-se de uma atividade de uma hora, das 16h30 às 17h30 na quinta-feira, com objetivo principal de receber os participantes e já começar a integrá-los na experiência de grupo e no contato interpessoal.

Os grupos terão até 20 participantes cada e se constituirão em importantes espaços para serem levantadas as expectativas em relação ao congresso e também para que as pessoas possam começar a se conhecer.

Os grupos serão conduzidos de acordo com as propostas apresentadas pelos coordenadores.

APRESENTAÇÃO ORAL: MCTs  e MRs

MESAS DE COMUNICAÇÃO TEMÁTICA (MCTs)
São compostas por quatro apresentações, organizadas em torno de um tema em comum, com a duração de até 15 minutos cada. Todas as sessões de apresentação oral serão seguidas de uma hora de grupos de discussão – espaços de compartilhamento, coordenados de forma a propiciar a circulação do saber entre os participantes e a construção coletiva de conhecimento.

MESAS REDONDAS (MRs)
São compostas por três apresentações, organizadas em torno de um tema em comum, com a duração de até 20 minutos cada. Todas as sessões de apresentação oral serão seguidas de uma hora de grupos de discussão – espaços de compartilhamento, coordenados de forma a propiciar a circulação do saber entre os participantes e a construção coletiva de conhecimento.

SESSÃO DE PÔSTERES
As sessões de pôsteres em nossos eventos são consideradas como importantes espaços para divulgação e aprofundamento de pesquisas científicas da área e para trocas de relatos de experiências. Os pôsteres ficarão afixados em espaço específico e haverá distribuição por salas para breve apresentação de síntese, seguida de grupo de discussão (um espaço compartilhamento horizontal, coordenado de forma a propiciar a circulação do saber entre os participantes e a construção coletiva de conhecimento). Pelo menos um dos autores deverá estar presente na sala durante toda a duração da atividade. Informamos que tal atividade será realizada no dia 25 de maio de 2013, sábado, das 16h30 às 18h30. Os autores serão responsáveis pela colocação e retirada dos pôsteres nos locais e horários a serem indicados pela equipe organizadora na data do evento. Os pôsteres deverão ser elaborados de acordo com as normas ABNT.

GRUPOS DE DISCUSSÃO (GD)
Também conhecidos por nós como “Grupos Psicanalíticos de Discussão” têm como objetivos fazer circular o saber, o pensar de cada participante; despertar associações e formar conhecimento; horizontalizar o saber e a prática de cada um.

São realizados em nos nossos congressos e jornadas após as apresentações em mesas redondas, mesas de comunicações temáticas e sessões de pôsteres. O objetivo é compartilhar ideias sobre os temas, assim como associar o conhecimento advindo das exposições, ao conhecimento teórico e à prática clínica dos demais participantes – tudo coordenado por especialistas em grupos.

Com isso, procuramos quebrar, pelo menos parcialmente, o nível de funcionamento grupal de dependência, tradicional nos congressos, partindo para uma discussão horizontal e criativa.

FÓRUM FINAL
Os Fóruns de Discussão são grandes grupos em que se procura trabalhar de maneira semelhante à dos Grupos Psicanalíticos de Discussão. O objetivo é fazer circular o saber, o pensar de cada participante, despertar associações, procurar valorizar o conhecimento e a prática de cada um, além de integrar experiências e pessoas.

No nosso congresso, o fórum final será a última atividade antes do encerramento e terá como principal objetivo partir de uma discussão horizontal e criativa para a realização de possíveis sínteses entre o que foi visto e vivenciado, para a avaliação geral do evento e levantamento de possíveis temas e questões para próximos encontros.