Atividades Congresso 2017

Links:

Contato:

Site: www.nesme.com.br
Email: congresso@nesme.com.br
Tel: (11) 3826-3717 (Recado)

Voltar para home

Esclarecimentos e detalhamento das atividades do evento:

Convidada Especial: Isabel Victoria Marazina. Quem desejar maiores informações sobre ela, pode consultar o link: Clique aqui. Ela será responsável por um dos minicursos pré-congresso e também pela síntese apresentada no início do último dia.

Grupos de Acolhimento - têm como objetivo principal receber os participantes e já começar a integrá-los na experiência de grupo e no contato interpessoal. Acontecem no momento do pré-congresso. Os participantes são inscritos de forma aleatória em pequenos grupos, para que já possam começar a se conhecer.

Grandes Grupos de Reflexão - acontecem no início das manhãs de atividades, na sala maior, com todos os participantes organizados de forma espiral. Têm como objetivo principal a expressão e vivência de ideias, questões e relacionamentos no evento. Eles não têm um tema pré-fixado e muito menos um evento disparador objetivo. É no encontro e na experiência grupal que se constrói o conhecimento sobre o grupo e sobre si mesmo. No último dia do evento teremos um Grande Grupo de Reflexão Final, que será a última atividade antes do encerramento e após a apresentação de uma síntese do que foi visto e vivenciado no Congresso; constitui um importante momento de elaboração de afetos, avaliação geral do evento e levantamento de possíveis temas e questões para próximos encontros.

Grupos de Discussão - são grupos psicanalíticos realizados após as apresentações em mesas redondas, mesas de comunicações temáticas e sessões de pôsteres e coordenados por especialistas em grupos. Com isso, procuramos quebrar, pelo menos parcialmente, o nível de funcionamento grupal de dependência, tradicional nos Congressos, partindo para uma discussão horizontal e criativa. De maneira democrática, tais grupos estimulam a circulação do saber de cada participante, despertam associações e constroem novo conhecimento a partir do material exposto pelos participantes/autores de trabalhos.

Fórum de Entidades - realizado pelos congressistas que pertencem a grupos/núcleos de estudos e instituições que estudam grupos e universidades com o objetivo de pensar e delinear ações de fomento à prática grupal.

Grupo para Estudantes de Graduação - tem a finalidade de proporcionar um espaço de reflexão sobre a formação e atuação profissional, além de possibilitar o vínculo entre estudantes de diferentes faculdades, cidades e estados.

Sarau - momento descontraído para estarmos juntos com muita música e poesia, para o qual todos estarão convidados.

Programação

Quinta-Feira 18/05
12:00 – Abertura de Secretaria e Credenciamento
14:00 – 17:00 – Minicursos e oficinas pré-congresso – Profissionais e temas sugeridos pela comissão científica e organizadora – serão pagos separadamente pelos participantes e os responsáveis por coordenar receberão 75% do valor arrecadado. Número de pessoas por atividade a ser definida pelos responsáveis. Há espaço para 8 atividades paralelas (4 salas pequenas em que cabem aprox. 20 pessoas e 4 salas maiores, nas quais cabem de 50 a 200 pessoas).
17:30 – 18:30: Grupos de Acolhimento
18:40 – 19:00: Mesa de Abertura - Representantes das instituições parceiras
19:00 – 20:30: Conferência de abertura – um convidado português, falando sobre o tema do congresso com abertura para perguntas e colocações do público.
20:30 – 21:00: Coquetel

Sexta-feira – 19/05
8:30-10h – Grande Grupo de Reflexão – coordenado por um português e um brasileiro (os mesmos coordenadores nos três dias)
10:00 – 10:30 Café
10:30 – 12:30: 3 Mesas Redondas paralelas, seguidas de Grupos de Discussão (3 trabalhos, com 20 minutos cada – total: 9 trabalhos)
12:30 – 14:30 – Almoço
14:30 – 16:30 – 4 Mesas de Comunicação Temática paralelas, seguidas de Grupos de Discussão (4 trabalhos, com 15 minutos cada – 16 trabalhos, no total)
16:30 – 17h - Café
17h – 19h - 3 Mesas Redondas paralelas, seguidas de Grupos de Discussão (3 trabalhos, com 20 minutos cada – 9 trabalhos, no total)
19:00 – 20h – (duas atividades paralelas)
• Fórum de Entidades – coordenado pelos representantes das entidades organizadoras do evento • Grupo para estudantes de graduação – coordenado por dois estudantes de graduação

Sábado – 20/05
8:30-10h – Grande Grupo de Reflexão – coordenado por um português e um brasileiro (os mesmos coordenadores nos três dias)
10:00 – 10:30 Café
10:30 – 12:30: 4 Mesas de Comunicação Temática, seguidas de Grupos de Discussão (4 trabalhos, com 15 minutos cada - total 16 trabalhos)
12:30 – 14:30 – Almoço
14:30 – 16:30 – 3 Mesas Redondas paralelas, seguidas de Grupos de Discussão (3 trabalhos, com 20 minutos cada – total 9 trabalhos)
16:30 – 17h - Café
17h – 18h30 – SESSÃO DE PÔSTERES – Exposição, seguida de uma hora de grupo de discussão
18:30 – 19:30 Assembleia do NESME (somente para membros do NESME)
21h – 22:30 Sarau

Domingo
9h – 9:30 – Apresentação, por Isabel Marazina (convidada especial do NESME), de uma síntese do evento.
9:30-11h – Grande Grupo de Reflexão – coordenado por um português e um brasileiro (os mesmos coordenadores nos três dias)
11h – 11h30 – Mesa de Encerramento e despedidas