Como faço para participar de uma terapia de grupo, de casal ou de família?
Ligue para a Clinica Social do NESME, telefone: 9.9674-5484, que obterá todas as respostas às suas dúvidas. Se não pudermos atender imediatamente, deixe seu nome e telefone que responderemos o mais breve possível.
Por que psicoterapia de grupo para crianças?
A criança é um ser social por natureza, enfrenta com mais naturalidade uma situação nova junto com 2 ou 3 crianças.
Quantas vezes preciso comparecer à terapia? Como funciona?
As psicoterapias acontecem uma vez por semana em horários fixos semanais. Por exemplo, todas as segundas-feiras das 18h00 às 19h30.
Conheci a proposta de Clínica Social de grupos, família e casal do NESME. Interessei-me muito por ela, só que moro muito longe de Higienópolis. Vocês poderiam indicar trabalho similar na zona sul de São Paulo?
A Clínica Social do NESME atualmente tem ramificações em outras regiões de São Paulo. Psicólogos membros do NESME e vinculados à Clínica Social atendem em seus consultórios mantendo as propostas e diretrizes da instituição. Além do endereço da sede, temos endereços na zona sul, norte e oeste. Faça contato pelo celular 99674-5484 e será orientado.
Quanto tempo demora uma psicoterapia?
Existem casos em que se fazem terapias com duração pré-determinada. Não sendo este o caso, não existe prazo. A psicoterapia é um processo relativamente longo e o seu término é decidido em conjunto pelo terapeuta, o paciente e o grupo.
Como fica a questão do segredo (sigilo)?
Importante questão, pois diferente do colóquio a dois, em grupo é da responsabilidade de muitos. Será um dos temas que se discutirá logo de início e um dos fatores de institucionalização do grupo. A institucionalização do grupo começa por uma série de regras, às quais todos que dele participam se comprometem a cuidar e respeitar.
O que é psicoterapia de grupo?
Indivíduo e grupo não existem separadamente. O grupo terapêutico é uma amostra de como vivemos em sociedade, sempre agrupados. Nesse grupo o afeto e as comunicações se entrelaçam, possibilitando o estudo do espaço interior de cada participante, assim como a relação com seus pares e com o mundo em que vivemos.
Psicoterapia individual não é mais eficaz do que grupal?
Não. Ambas têm sua importância e cada uma pode ser mais útil e necessária em determinado momento, para aquela pessoa.
As pessoas não pioram em contato com os problemas dos outros?
Isso não costuma ocorrer, pelo contrário, pois um ajuda ao outro, e cada um pode se ver no outro. Por vezes algo importante, que estava guardado a sete chaves pode ser levantado por outro membro do grupo, trazendo benefícios para um membro que estava silencioso ou pensando em outra coisa.
Não há o perigo de mal-entendidos no grupo?
Se o grupo estiver evoluindo bem, sempre surgirá uma comunicação em contrapartida, que poderá mostrar algo mais verdadeiro do que parecia ser a primeira comunicação. Os mal-entendidos existem na vida o tempo todo. Há que se conversar a respeito e procurar esclarecê-los. A troca enriquece e isso só é possível em grupo.
O que se entende por família hoje?
E um grupo de pessoas unidas por laços afetivos, independente de gênero, que apesar das diversas configurações vinculares ocupa um espaço onde se transmite modelos e valores, indispensáveis para a construção da identidade do sujeito seja hoje ou amanha. E psicoterapia de família envolve todo esse grupo.