Publicações

Publicações

Vínculo – Revista do Nesme (Encontre aqui todos os artigos)

Vínculo – Revista do NESME é uma publicação semestral do NESME – Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares. Publica trabalhos originais sobre saúde mental, famílias, grupos, casais e instituições, inspirados na Psicanálise Vincular, nacionais ou estrangeiros.

Sua primeira edição foi em 2004. Classificada como B1. Suas fontes de indexação são:
Index Psi Periódicos (BVS-PSI)
Versão Eletrônica disponível no Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia – PePSIC da Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (www.bvs-psi.org.br) CLASE – Citas Latinoamericanas em Ciências Sociales y Humanidades
LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde
LATINDEX - (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas científicas de América latina, Caribe, Espanha e Portugal)
PSICODOC – Colegio Oficial dos Psicólogos de Madrid
Seus artigos abordam diversos atendimentos grupais em diferentes contextos – grupos nas instituições, grupos de supervisão e de formação, assim como algumas patologias da atualidade, pacientes portadores de doenças crônicas e psicossomáticas, a medicação e sua interface com a psicoterapia.

Envie seu texto para publicacoes@nesme.com.br.

Livro– Grupos e Configurações Vinculares

Trata-se de uma publicação conjunta de duas instituições: NESME – Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares e SPAGESP – Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo.

Foi organizado por Waldemar José Fernandes, Betty Svartman e Beatriz Silverio Fernandes. É um texto indicado para os interessados em grupos, famílias, casais e instituições em um enfoque que privilegia a psicanálise das configurações vinculares.

Contou com a contribuição de renomados profissionais do trabalho psicanalítico grupal, como Odilon de Mello Franco Filho, David E. Zimerman, Luiz Carlos Osorio e Thaís Burnier que decisivamente enriqueceram este livro. Predominam, porém, capítulos escritos por professores das duas instituições formadoras que originaram esta edição.