XV Encontro Luso-Brasileiro de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo
XIII Congresso Brasileiro de Psicanálise das Configurações Vinculares
XX Congresso Nacional da SPGPAG
XIV Jornada da SPAGESP

Titulo:RESSIGNIFICAÇÃO DOS VÍNCULOS EM TEMPO DE MÚLTIPLAS INCERTEZAS

Data: 22 a 24/10 de 2021 – pela Plataforma Zoom


Apresentação

Caros colegas e amigos:

O tão aguardado Congresso Brasileiro de Psicanálise das Configurações Vinculares, organizado pelo NESME, está em sua 13ª edição e desta vez não será em maio, como usual, mas em outubro de 2021. Além disso, temos algumas outras novidades: em função do isolamento social, necessário neste momento de pandemia pela COVID-19, não será possível nos encontrarmos presencialmente na tão acolhedora cidade de Serra Negra. A princípio, relutamos muito para aceitar o fato de que o evento precisaria ser realizado de forma remota, mas o que poderia ser uma grande perda se converteu em oportunidade de experimentar novas estratégias de encontros e outras formas de composição para a organização do evento.

Como era a vez do NESME em acolher o Encontro Luso-brasileiro, que ocorre a cada dois anos em revezamento entre Brasil e Portugal, a comissão organizadora do congresso do NESME resolveu convidar os colegas da Sociedade Portuguesas de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo (SPGPAG) para enfrentarem conosco esta empreitada e, assim como fizemos em 2017, juntar esforços para a realização do Encontro Luso-brasileiro de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo na mesma data de nosso congresso brasileiro. Como a data prevista coincidiria com o seu evento anual que realizam, os colegas portugueses decidiram que o congresso nacional da SPGPAG também faria parte do evento. O evento conta ainda com a importante parceria da Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais (SPAGESP), que estará presente com sua jornada. Assim, após alguns meses de reuniões e trocas assíncronas de mensagens, e a partir do alinhamento e ajuste de expectativas e fuso-horários e do respeito às necessidades específicas, comunicamos, com alegria, que está pronto o programa geral do evento quádruplo internacional, XV Encontro Luso-Brasileiro de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo, XIII Congresso Brasileiro de Psicanálise das Configurações Vinculares, XX Congresso Nacional da SPGPAG e XIV Jornada da SPAGESP.

As escolhas do título “Ressignificação dos Vínculos em Tempo de Múltiplas Incertezas”, dos temas e subtemas do evento foram feitas de forma conjunta e a partir de inúmeras discussões entre os membros das instituições envolvidas, trazidas por seus representantes nas reuniões da comissão interinstitucional e internacional, considerando que, apesar da distância e das diferenças que marcam os profissionais de ambos os lados do Oceano Atlântico, estamos atravessando situações e desafios semelhantes que merecem nossa atenção e podem ter sua compreensão ampliada a partir das trocas realizadas no evento.

Leia mais

Assim, num momento de enormes turbulências econômicas, sociais e mesmo políticas provocadas pelas pandemia mundial do COVID-19, esta comissão considerou ser de grande utilidade existir oportunidades para estarmos mais próximos e para pensarmos, em conjunto, os desafios novos levantados no quadro do nosso labor psicoterapêutico e clínico com todo tipo de grupos de pessoas, em sofrimento, em diferentes contextos todos eles confrontados com as restrições da proximidade física e do confinamento social que tem sido decretado por diversas vezes nos diferentes países e que tem levado à reinvenção das intervenções grupais na modalidade online e como isto pode pôr em causa o presente e o futuro da grupalidade, o funcionamento dos Famílias e dos Casais nestes tempos de perturbação de vínculos e desvinculações, e como tem afetado o trabalho dos Grupanalistas ou dos Psicoterapeutas Analíticos de Grupo, em relação aos Vínculos e às Interações no âmbito da Educação, do Campo do Trabalho ou nos Serviços de Saúde Mental.

Consideramos importante a abertura de espaço também para a discussão sobre as implicações nas manifestações psicopatológicas do sofrimento psíquico e existencial das pessoas, perceptíveis pelo aumento dos relatos da atividade onírica pelos pacientes, ou o aparecimento alternado do tédio e desânimo existenciais, ou as ansiedades e momentos de pânico acompanhados por angústias e receios internos e externos, assim como, as novas dificuldades na expressão de toda a gama de sentimentos e emoções positivas e negativas, em particular, as agressividades e os momentos de raiva nestes novos ambientes terapêuticos virtuais?

A modalidade remota das interações tornará mais viável a participação expressiva não somente de brasileiros e portugueses, mas contará também com outros europeus e latino-americanos que se interessem pela temática e estejam disponíveis a escutar e experimentar falar a língua portuguesa ou a se fazer compreender em seu próprio idioma.

Alguns ajustes são necessários para a realização de um evento de grande porte de forma totalmente online, como, por exemplo, a escolha antecipada das mesas as quais os participantes desejarão frequentar, mas houve empenho na preservação e adaptação para a modalidade remota de atividades bastante valorizadas em congressos e encontros anteriores: os grupos de acolhimento, como momento de aproximação entre os participantes;
os grandes grupos, que possibilitam trocas e contatos com um maior número de pessoas; os grupos de discussão ao final de cada mesa, que auxiliam na elaboração de conceitos e afetos; assim como nosso tradicional sarau cultural, espaço de confraternização, compartilhamento e fortalecimento de vínculos.

Confiram a programação geral abaixo e programem-se para participar. Verifiquem com atenção as datas de encaminhamento de propostas de trabalhos e os prazos para inscrições e para escolha de atividades. Clique aqui e veja os temas. Que tenhamos um excelente evento!

Um grande abraço fraterno!

Comissão Organizadora e Comissões Científicas Interinstitucional e Internacional.

Presidente da comissão organizadora:

Solange Aparecida Emílio

Vice-presidente da comissão organizadora:

Rachel Giacoia Leal

Secretária da Comissão Organizadora:

Rosa Junqueira

Membros da Comissão organizadora:

Andreza Buzaid
Carla Lam

Presidente das comissões científicas interinstitucional e internacional

Tânia Aldrighi Flake

Vice-presidente das comissões científicas interinstitucional e internacional:

Mario David

Membros da Comissão Científica interinstitucional

Ana Rita Lobo (SPGPAG – Portugal)
Fernanda Maria Gomes (SPAGESP – Brasil)
Lara Caeiro (SPGPAG – Portugal
Maria Manuel Costa (SPGPAG – Portugal)
Raquel Oliveira Coelho (SPGPAG – Portugal)


Membros da Comissão Científica internacional

Ângela Ribeiro (SPGPAG – Portugal)
Aucíndio Valente da Silva (SPGPAG – Portugal)
Betty Svartman (NESME-Brasil)
César Vieira Dinis (SPGPAG – Portugal)
Claudia Alexandra Bolela Silveira (SPAGESP-Brasil)
Fernanda Cecchi (SPAGESP-Brasil)
Isaura Manso Neto (SPGPAG – Portugal)
João Azevedo e Silva (SPGPAG – Portugal)
João Carlos Melo (SPGPAG – Portugal)
José Abreu-Afonso (SPGPAG – Portugal)
Josiane Perussi (SPAGESP-Brasil)
Lazslo A. Ávila (NESME/SPAGESP – Brasil)
Maria Fernanda Lopes (SPAGESP-Brasil)
Maria Luiza Persicano (NESME-Brasil)
Pablo Castanho (NESME/USP – Brasil)
Paulo Motta Marques (SPGPAG – Portugal)
Sara Ferro (SPGPAG – Portugal)
Virginia Lima Correa (SPAGESP-Brasil)