Cursos já realizados - TEORIA DA TECNICA EM GRUPOTERAPIA


TEORIA DA TÉCNICA EM GRUPOTERAPIA DE INSPIRAÇÃO PSICANALÍTICA – UMA INTRODUÇÃO





DOCENTE:
Waldemar José Fernandes e eventual coparticipação de convidados.
Waldemar José Fernandes – Psiquiatra, membro fundador e docente do NESME e SPAGESP, e ex-presidente da FLAPAG (Federação Latinoamericana de Psicoterapia Analítica de Grupos).

METODOLOGIA:
O curso deve ocorrer sob a forma de Grupo de discussão – ancorado nos temas de cada aula e na leitura prévia indicada. Deverão ser discutidas teorias de grupos baseadas na Psicanálise das Configurações Vinculares (PCV) e sua prática, com situações clínicas trazidas pelos alunos e pelo professor.

HORÁRIO:
Aos sábados, uma vez por mês, das 13:00 às 16:00 (Carga total de 15 horas).

Temas por aula:
Grupo social e grupo terapêutico. Objetivos do trabalho grupal (tipos de grupo/finalidade), seleção e agrupamento. Montagem e manutenção do grupo.Início do grupo e suas vicissitudes.
Como lidar com os fenômenos e a dinâmica grupal: aliança terapêutica, resistência, transferência, contratransferência, reação terapêutica negativa e atuação.
Níveis de funcionamento grupal (Grupo de trabalho de Grupo de supostos básicos), valência, líderes emergentes e líder sancionado, porta-voz, indivíduo e grupo.
Vínculos,comunicação e suas vicissitudes, transformações.Interpretaçõese intervenções em geral. O papel do grupoterapeuta.
Insight e elaboração, apoio, reconhecimento. Desenvolvimento individual e grupal.

Bibliografia:
FERNANDES, W. J.; SVARTMAN, B.; FERNANDES, B. S.Grupos e configurações vinculares. Porto Alegre: ARTMED, 2003.
ZIMERMAN, D. E. Fundamentos básicos das Grupoterapias. Porto Alegre: ARTMED,2000.