XV Congresso Brasileiro de Psicanálise das Configurações Vinculares
XVII Encontro Luso-Brasileiro

"Grupalidade, (im)pacto social e ética: o caleidoscópio dos vínculos."

Data: 15 a 18/05 de 2025 – Evento híbrido - Local em breve

Informações sobre o evento 2025 serão atualizadas em breve:


























XIV Congresso Brasileiro de Psicanálise das Configurações Vinculares

Evento realizado em 2023:

“E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão”

(Chico Buarque e Ruy Guerra)

O XIV Congresso Brasileiro de Psicanálise das Configurações Vinculares, intitulado “Dos escombros à reconstrução: os grupos, a Psicanálise Vincular e a produção de saúde”, que ocorrerá de 04 A 07/05 de 2023, no Rádio Hotel em Serra Negra, vem sendo esperado desde maio de 2019. Na ocasião, vivíamos momentos muito preocupantes, considerando o quadro político brasileiro, mas, após quatro dias de congresso, nos quais discutimos os vínculos em tempos de desamparo e as possibilidades de trabalho psicanalítico com grupos, famílias, casais e instituições, sentíamos que encontros como aquele poderiam ser uma forma de sobrevivermos aos desafios que se anunciavam e encontrar sustentação para a produção de saúde mental que imaginávamos ser cada vez mais necessária.

No entanto, não contávamos com a Pandemia que ainda atravessamos e nunca foi possível prever o que viveríamos nos anos seguintes. O grande abismo da desigualdade social em nosso país, aliado a uma profunda crise sanitária e política, demandou dos profissionais dedicados ao trabalho de cuidado e promoção de saúde mental a reinvenção de suas práticas. Aos membros do NESME ficou a cada dia mais evidente que, apesar de termos um espaço físico no qual nos encontrávamos pelo menos uma vez por mês, a instituição não era um lugar, mas pessoas, algumas por mais de 30 anos, que se reuniam para estudar, conhecer mais sobre os processos e fenômenos grupais, viver os grupos e refletir sobre tais vivências.

Assim, apesar da Pandemia e das adversidades de fora, os encontros virtuais entre membros do NESME, realizados desde abril de 2020, foram contribuindo para podermos, juntos, respirar. Pelo aplicativo do Zoom, constituímos espaços de convivência, de trocas, de muito aprendizado. Por ser uma instituição sem fins lucrativos, sua sobrevivência, em si, constituiu-se um ato político. Mantivemos nossos encontros mensais, os cursos, a revista, a clínica, as pesquisas. Mas, abandonar a ideia do congresso presencial, realizado a cada dois anos em Serra Negra, parecia algo insuportável naquele final de 2020, quando deveríamos estar com o congresso de 2021 planejado. Optamos por adiar. Queríamos acreditar que a vacina viria, que a Pandemia iria acabar em algum momento de 2021 e que, então, voltaríamos a abraçar nossos colegas e amigos.

Mas, a realidade se impôs de forma diferente: somado ao luto por tantas vidas perdidas durante a Pandemia e por tanta destruição de laços vivenciada em nosso contexto nacional, reconhecemos a impossibilidade de estarmos presencialmente em Serra Negra. Após superadas as resistências iniciais de migrarmos o evento para o formato online, resolvemos embarcar nesta viagem e realizar em conjunto o Encontro Luso-brasileiro. E percebemos, então, que não seriam somente perdas o que enfrentaríamos. Pudemos, em função da modalidade, incorporar no mesmo evento o congresso nacional da SPGPAG e realizar em outubro de 2021 o XV Encontro Luso-Brasileiro de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo, XIII Congresso Brasileiro de Psicanálise das Configurações Vinculares, XX Congresso Nacional da SPGPAG, XIV Jornada da SPAGESP.

O tema escolhido foi “Ressignificação dos Vínculos em Tempos de Múltiplas Incertezas” e representou muito do processo vivenciado, pois foi necessário ressignificar os espaços e as possibilidades vinculares para podermos realizá-lo. Juntamos forças e com  encontros quinzenais, mensais, sempre que necessário, pelo Zoom, com pessoas em localidades distantes (Brasil, Portugal, Uruguai, França), diferentes línguas e sotaques, imprimimos uma heterogeneidade produtiva e, nos dizeres Pichonianos, com a homogeneidade na tarefa. Realizamos um encontro muito significativo, que ajudou a pavimentar o caminho para desfrutar coletivamente de um sonho compartilhado.

O XIV Congresso Brasileiro de Psicanálise das Configurações Vinculares que agora apresentamos trouxe a imagem de rosas vibrantes e coloridas brotando de um asfalto rompido por alguma ação violenta e com aspecto de aridez. Sabemos que diferentes flores podem nascer até em rachaduras de pontes e viadutos, pois a vida persiste e se impõe. No entanto, as rosas são flores sensíveis e, se por um lado, precisam estar expostas ao sol, por outro, dependem de um clima ameno para se desenvolver e dificilmente brotariam de forma espontânea como na imagem aqui proposta.

Por este motivo, inspirados na epígrafe de abertura deste texto, trecho da tocante música “Sonho Impossível” escrita por Chico Buarque e Ruy Guerra, lindamente interpretada por Maria Bethânia, convidamos os participantes deste evento, para “sonhar, mais um sonho impossível”, em um espaço de reconstrução dos nossos saberes e fazeres. Pelo compartilhamento das reinvenções de profissionais diversos de diferentes contextos, vamos retirando as pedras e destroços dos caminhos, para, num processo coletivo de reconstrução, tecermos a esperança que tem sido cada vez mais necessária entre nós.

Cumprirmos a promessa feita naquele 26 de maio de 2019, reforçada pelo encontro virtual de 2021, de estarmos juntos, fortalecendo esta importante rede de vínculos que nos sustenta e permite renascer a cada dia.

Comitê Organizador

Organização geral do congresso

Presidente – Solange Aparecida Emílio

Vice-presidente – Andreza Buzaid

Secretária – Rosa Junqueira

Vice-secretária – Fernanda Maria Gomes

Tesoureira – Tania Aldrighi Flake

Vice-tesoureira – Fátima Rolim Rosa

 

Comissão organizadora

Coordenadora – Andreza Buzaid

Vice coordenadora – Carla Lam

Membros: Amaury T. Rufatto e Valéria Lisondo

 

Secretaria Geral

Coordenadora – Rosa Junqueira

Vice coordenadora – Fernanda Maria Gomes

Monitores

 

Comissão científica:

Presidente da Comissão Científica – Tania Aldrighi Flake

Vice-presidente – Lazslo A. Ávila

 

Membros da Comissão Científica

Amaury  Rufatto

Beatriz Fernandes

Betty Svartman

Claudia Alexandra Bolela Silveira

Fabio Scorsolini

Fernanda Cecchi

Fernanda Gouveia-Paulino

Manoel Christo Alves Neto

Margarete Marques

Maria Luiza Persicano

Rachel Giacoia Leal

Rose Pompeu de Toledo

Sandra Mello

Silvia Brasiliano

Tales Santeiro 

Virginia Lima Correa

Waldemar José Fernandes

Clique no link abaixo para fazer o download

Clique na imagem abaixo para fazer download do programa completo do Congresso de 2023.

Minicursos

Clique no botão abaixo para ver nossa programação de minicursos que ocorrerão durante o Congresso de 2023:

Heloisa Fleury

Palestra: O protagonismo do Brasil na promoção da saúde social no contexto internacional

 

  • Mini currículo: Psicóloga clínica. Presidente da International Association for Group Psychotherapy and Group Processes (IAGP). Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Editora-chefe da Revista Brasileira de Psicodrama. Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Editora do livro Psychodrama in Brazil publicado pela Springer Nature. Membro do Board da Springer Nature Series Psychodrama in Counselling, Coaching and Education. Autora e organizadora de livros, capítulos e publicações em revistas científicas brasileiras e internacionais.
Valores: participação presencial ou on-line*
CategoriaAté 20/01/23De 21/01 a 10/04/23No evento

Profissionais em geral

300,00360,00450,00
Profissionais da Rede Pública, estudantes de Graduação e Pós-graduação* (enviar comprovante para tesouraria@nesme.com.br)280,00320,00

Membros do NESME ou grupos com mais de 5 pessoas

240,00290,00

*não há diferenças de valores de inscrição para quem participará de forma exclusivamente presencial ou exclusivamente online. 

Inscrição em Grupo

Será considerado desconto na categoria “membros” por participante para inscrições em grupo (de 05 ou mais pessoas). Para tanto, seguir as instruções:

  • Enviar e-mail para tesouraria@nesme.com.br
  • Assunto – Inscrição em Grupo
  • No corpo do e-mail –   Nome e e-mail das pessoas que farão a inscrição.
  • Para confirmação da inscrição com isenção, todas as pessoas do grupo contempladas com o desconto precisam efetivar a inscrição.

Política de Devolução:

O Art. 49 da Lei 8.078/09 do Código de Defesa do Consumidor garante um prazo legal de 7 dias após a compra para devolução de 100% do valor pago.

Formalizada a desistência após 8 dias da inscrição e até 30 dias antes do início do evento, haverá devolução de 50% do valor pago.

Caso a formalização da desistência ocorra em prazo inferior a 30 dias do início do evento, não haverá restituição do valor.

A solicitação de restituição deve ser realizada pelo titular da inscrição no e-mail tesouraria@nesme.com.br, mediante informação dos seguintes dados: nome completo, CPF, banco, conta corrente e agência bancária.

Para efetuar a sua inscrição no evento, favor clicar no botão INSCREVA-SE.

A inscrição deve ser feita individualmente, uma pessoa por vez. 

10/04 em diante, apenas será disponibilizada a inscrição para participação online.

Preencher o formulário com as informações referentes à identificação. Ao enviar, será direcionado para as plataformas de pagamento, Pagseguro ou Paypal, para efetuar o pagamento de acordo com a categoria.

Instruções e envio de trabalhos

As inscrições estarão abertas no período de 11/11/2022 a 20/01/2023.

Para o envio de trabalho o autor deverá estar devidamente inscrito no Congresso e, para os trabalhos com mais de um autor, pelo menos um deles deverá estar inscrito no Congresso.

Trabalhos com até três autores podem contar com apenas uma inscrição. Acima desse número é preciso que 50% dos participantes do grupo estejam inscritos.

Não há limites de autores por trabalho. Cada participante poderá encaminhar até dois trabalhos como autor principal.

1 – Modalidades de trabalhos:

    • Mesas-Redondas Presenciais: Serão compostas por três apresentações com a duração de até 20 minutos cada, seguidas de uma hora de grupo de discussão. Pelo menos um dos autores deverá estar presente para a apresentação do trabalho e permanecer no grupo de discussão de sua sala após a apresentação.
    • Mesas de Comunicação Temática On-line: Serão compostas por três apresentações com a duração de até 20 minutos cada, seguidas de uma hora de grupo de discussão. Os apresentadores e participantes (incluindo os que tiverem presencialmente no congresso) deverão interagir durante a mesa o grupo de discussão pela plataforma do congresso para comunicação on-line.
        • Sessões de pôsteres on-line: As sessões de pôsteres em nossos eventos são consideradas como importantes espaços para divulgação e aprofundamento de pesquisas científicas da área e para trocas de relatos de experiências. Informamos que tal atividade será realizada no dia 05 de maio de 2023, sexta-feira das 13h30 às 15h30. Os pôsteres serão disponibilizados pelos autores em uma plataforma on-line, que poderá ser visitada pelos participantes durante toda a duração do evento. Em cada sessão de pôsteres haverá um profissional de referência na área que fará uma síntese com comentários de cada um dos pôsteres e sobre os temas comuns da sessão, que servirá como disparadora para o grupo de discussão. Pelo menos um dos autores deverá estar presente na sala durante toda a duração da atividade.
      • Minicursos e oficinas: estes poderão ser ofertados na modalidade presencial ou on-line, ocorrerão simultaneamente em salas paralelas, em único dia e horário, no dia 04/05/2023, das 14h às 16h. Limite de 50 participantes.

2 – Instruções para envio de trabalhos

Resumo:

Deve conter até 250 palavras, com limite de 15 palavras para o título, sem nenhuma identificação dos autores;

Deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para o autor a seguinte sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão.

Não serão permitidos gráficos ou tabelas;

Trabalhos que não contemplem o Tema e um dos subtemas do congresso serão desclassificados;

A avaliação às cegas basear‑se‑á nos critérios: tema e subtemas do congresso, pertinência quanto ao método, teoria e/ou prática da psicanálise das configurações vinculares ou outras práticas grupais, clareza de ideias e adequação às orientações desse Regulamento.

A avaliação e a seleção dos trabalhos serão realizadas pela Comissão Científica do Congresso.

Nos trabalhos inscritos por mais de um autor será emitida uma via do certificado em nome do autor/apresentador, na qual constarão o título do trabalho e os nomes de todos os autores (na ordem informada na inscrição).

O resultado será divulgado em 06 de março de 2023, após a recepção de todos os trabalhos inscritos até a data limite. Prazo para envio de trabalhos prorrogado até 05 de Fevereiro.

 

3 – Informações que devem estar preenchidas no formulário para avaliação e seleção dos trabalhos:

      • Os trabalhos serão apresentados na modalidade de mesa redonda presencial, mesa temática on-line, poster on-line, minicursos ou oficinas.
      • Serão enviados somente via formulário on-line com o preenchimento das seguintes informações:
          • Nome(s) completo(s) do(s) autor(es): (nomes completos de todos os autores do trabalho, separados por vírgula, em ordem de autoria) .
          • Nome completo de quem vai apresentar o trabalho: (se for de autoria individual, por favor, repita aqui o nome completo de quem vai apresentar o trabalho)
          • Filiação Institucional:
          • Título do trabalho
          • Modalidade: mesa redonda presencial, mesa de comunicação temática on-line, poster on-line, minicurso ou oficina
          • Somente para as oficinas e minicursos, incluir número mínimo e máximo de participantes.
          • Resumo com até 250 palavras
          • Palavras-chave (até 3)
          • Tema do trabalho:
          • Subtema do Trabalho:

4 – Envio de Trabalhos:

 

Somente via formulário, não serão considerados trabalhos enviados via e-mail.

Data Limite: 05/02/2023

Divulgação do Aceite: 06 de março de 2023.

Envie os Trabalhos usando os botões abaixo:

Clique para enviar Trabalhos para participação PRESENCIAL:

Clique para enviar Trabalhos para participação ONLINE:

O Radio Hotel – Resort & Convention

https://www.radiohotel.com.br/

Hotel sede do Congresso NESME 2023
As reservas devem ser feitas diretamente com o hotel.
Garanta a sua vaga!

Valores exclusivos para os dias do Congresso NESME – 04 a 7 de maio de 2023

Radio Hotel
As diárias incluem café da manhã, almoço e jantar (inclusa a noite italiana na sexta-feira)
Quarto Duplo (valor da diária por pessoa)​ Quarto Individual (valor da diária por pessoa)​
3 Diárias R$ 392,00 ​ R$ 550,00​
2 Diárias R$ 490,00 ​ R$ 686,00​
1 Diária R$ 540,00 ​ R$756,00​
Refeição Avulsa ​ R$ 89,00​

Forma de pagamento​
30% de sinal
​Saldo em 2x no cartão ou 2 x no cheque

Caso tenha dúvidas ou precise de maiores informações, por favor entre em contato por email ou telefone / WhatsApp: 

congresso@nesme.com.br

55 11 97079-3411

Download dos posteres:

01 Poster Danilo e Emilia
02 Eposter Empreendedores do Esgotamento Rubens
03 Eposter Sobre o individualismo na atualidade rubens 2
04 Mayara_Alvarenga_Poster_NESME2023
05 Poster Maria Luisa
06 Poster nesme Danilo e Carmen
07 Sonia poster Serra Negra 2023-21978