Grupos e configurações vinculares

(Membros do NESME, lançado em 2003)

Autores: Waldemar José Fernandes, Betty Svartman E Beatriz S. Fernandes.

“O NESME e a SPAGESP há muitos anos vinham trabalhando, estudando e formando terapeutas de grupo, sempre com crescimento institucional e desenvolvimento dos seus associados. Discutiam suas experiências em congressos nacionais e internacionais, mantendo um intenso intercâmbio científico e publicações. Com estímulo e apoio de ambas as instituições, em 2003, alguns membros dessas instituições organizaram este livro com contribuições de professores e de convidados com reconhecido saber.

Trata-se de um livro singular, feito por muitas mãos, gestado por alguns anos, durante os quais, fatos marcantes da atualidade, reflexões sobre eles, e as influências de novos conhecimentos, traduziram mudanças na escrita original.

Foi pensado em um texto que servisse para reflexão por parte de estudiosos da Psicanálise das Configurações Vinculares, ou seja, todos os interessados em grupos, famílias, casais e instituições num enfoque que, partindo do conhecimento psicanalítico ortodoxo, fosse além.

O livro pôde contar com as contribuições de renomados profissionais do trabalho psicanalítico grupal, como Odilon de Mello Franco Filho, David Epelbaum Zimerman, Luiz Carlos Osorio e Tahïs Burnier, que decisivamente enriqueceram o livro. Predominaram, porém, os capítulos escritos por experientes professores das duas instituições formadoras que promoveram esta edição.

Cada capítulo é o resultado de intersubjetividades – expandidas por conhecimentos vivenciados nas instituições que apoiaram o texto publicado – que revelam a extensão e a diversidade das terapias grupais fundamentadas na compreensão psicanalítica, assim como as diferentes aplicações, contextos e objetivos.

Alguns de seus capítulos trazem uma reflexão fundamentada e vivida sobre a experiência de uma geração de analistas que, há mais de quarenta anos, vem desenvolvendo o trabalho com grupos em nosso país e tem acompanhado o trânsito das teorias sobre o espaço grupal. Também são revisadas as noções psicodinâmicas necessárias ao trabalho grupal e a aplicação das ideias de autores como Freud, Foulkes, Klein, Winnicott, Kaës, Pichon-Rivière e Bion, entre outros.

Da mesma forma didática, outros capítulos são dedicados aos diversos objetivos e modalidades do trabalho grupal: grupos operativos, grupos de discussão, grupos de terapia familiar, terapia de casal, grupos de reflexão, institucionais… Outras abordagens focalizam grupos específicos como aqueles de crianças, de adolescentes, de arte-terapia, de comunidades terapêuticas e hospitais psiquiátricos. A abrangência dos temas é grande, e, numa sequência equilibrada, os sucessivos capítulos vão construindo suas pontes entre passado e presente, teoria e prática, e os diferentes objetivos do trabalho grupal de compreensão psicanalítica.”

Waldemar Fernandes, psiquiatra e psicoterapeuta de grupo, membro fundador do NESME

Receba as novidades do Nesme

Informações sobre cursos, congressos, publicações e muito mais.

Contato