Uma introdução psicanalítica ao trabalho com grupos em instituições

(Membro do NESME, lançamento em 2018)

Autor: Pablo Castanho (psicólogo, membro do NESME, professor doutor da Faculdadade de Psicologia da Universidade de São Paulo)

Reuniram-se vários fatores para a tornar o livro de Pablo Castanho Uma introdução psicanalítica ao trabalho com grupos em instituições uma novidade bem-vinda na biblioteca brasileira de psicanálise. O tema é de interesse e oportuno: há um interesse multifacetado que inclui, evidentemente, psicanalistas, mas também outros profissionais da saúde mental, da educação e do trabalho em grupo em instituições; é oportuno, pois trata da potência do pensamento psicanalítico em áreas muito mais amplas que os enquadres clínicos padrão em que a psicanálise é exercida; sem desprezar o valor terapêutico da psicanálise clínica, não é exagero afirmar que o futuro desta disciplina depende largamente do que ela pode oferecer nestas áreas de interface, como a focalizada por Pablo Castanho.

Em acréscimo, o presente livro resulta de uma pesquisa extensa, profunda, detalhada e atualizadíssima da literatura internacional, não apenas a que versa sobre trabalhos em grupo nos contextos institucionais, mas a que traz o que de mais atual se pensa e se faz na própria psicanálise e seus fundamentos teóricos. Isso vem aliado à experiência prática do autor com grupos em instituições, do que nos dão testemunho os exemplos apresentados no capítulo VI.

Finalmente, cabe destacar a boa organização de todo este imenso material, transformando o livro em uma potente ferramenta de ensino. Trata-se, de fato, de uma ‘introdução’ bem informada e inteligente: uma introdução para os iniciantes, mas também uma introdução aprofundada para os experientes e escolados na área da psicanálise de grupos e instituições.

Luis Claudio Figueiredo, psicólogo, professor doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Receba as novidades do Nesme

Informações sobre cursos, congressos, publicações e muito mais.

Contato