— Publicações —
Vínculo - Revista do NESME
Vínculo – Revista do NESME é uma publicação on-line, de fluxo contínuo e acesso aberto, do Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares – NESME, editada desde 2004. Publica trabalhos originais, nacionais ou estrangeiros, sobre saúde mental, grupos, famílias, casais e instituições, inspirados na Psicanálise Vincular. Os artigos publicados contribuem para o estudo e a prática clínica dos grupos psicanalíticos e para sua aplicação nos diversos campos do saber, principalmente na Saúde e Educação. Está indexada nas bases LATINDEX, CLASE, , Index Psi Periódicos, PSICODOC, LILACS, PePSIC e Redalyc.
Veja maisRevista da SPAGESP
A Revista da SPAGESP (Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo) é uma publicação semestral que obedece ao sistema de avaliação por pares (double blind review, processo que preserva a identidade dos autores e consultores) e atualmente está classificada como B1 na área de Psicologia do Qualis CAPES. Desde 2002 publica trabalhos originais nacionais ou estrangeiros sobre grupos, famílias, casais e instituições, inspirados na Psicanálise Vincular e/ou com interesse em Saúde Mental em geral, que se enquadrem nas seguintes categorias: relatos de pesquisa, estudos teóricos, relato de experiência profissional ou revisão crítica da literatura. Está indexada nas bases LATINDEX, CLASE, BASE, Dialnet, Index Psi Periódicos, LILACS, PePSIC e ProQuest Social Science Journals.
Grupos e Configurações Vinculares
(Membros do NESME, lançado em 2003)
Autores: Waldemar José Fernandes, Betty Svartman E Beatriz S. Fernandes.
Veja mais
Uma Introdução psicanalítica ao trabalho com grupos em instituições
(Membro do NESME, lançamento em 2018) Pablo Castanho.
Veja maisGrupos: Uma perspectiva psicanalítica
(Membro do NESME, lançado em 2016) Lazslo A. Ávila.
Veja mais
Clínica de grupos de inspiração psicanalítica: teoria, prática e pesquisa
O livro, publicado pela Editora da Clínica Psicológica da Universidade Estadual de Londrina, foi escrito a muitas mãos. Conta com a contribuição de grande número de membros do NESME, psicólogos, psiquiatras, técnicos de saúde mental, professores, acadêmicos. Os convidados brasileiros e portugueses, se uniram em verdadeira produção grupal. Seus autores têm formações e experiências variadas e por isso abordam temas muito diversos, sempre focalizando os vínculos em diferentes áreas.
Continuar lendo