CEPPV - CENTRO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
EM PSICANÁLISE DOS VÍNCULOS
É responsável pela formação de psicoterapeutas e coordenadores de grupo de orientação psicanalítica.
É um espaço de educação permanente para profissionais que trabalham com as diversas configurações vinculares: grupos, famílias, casais e instituições.
Oferece cursos breves, cursos de aprimoramento, grupos de estudos e grupos de reflexão.
Os professores são qualificados pela titulação e experiência, doutores, mestres e especialistas.
Grupos presenciais e on-line com diferentes objetos mediadores
Professor Convidado Osvaldo Cardoso – Psiquiatra pela USP-Ribeirão Preto. Grupanalista pelo Instituto Pichon Rivière de São Paulo
Tânia Aldrighi Flake – Psicóloga e supervisora clínica (CRP 06/11483), doutora em Ciências da Saúde, Especialista em Psicoterapia Familiar e de Casal, Associada do NESME e editora da Revista Vínculo.
Sonia Yacosa Bruno – Psicóloga clínica. Egresada de UdelaR Membro da diretoria da AUPCV (Asociación Uruguaya de Psicoanálisis de las Configuraciones Vinculares). Docente da APPIA (Asociación de Psicopatología y Psiquiatría de la Infancia y la Adolescencia del Uruguay). Membro do NESME.
Solange Aparecida Emílio – Psicóloga e supervisora clínica (CRP 06/44593), doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IPUSP), com pós-doutorado em Psicologia Clínica (IPUSP), ex-presidente e atual coordenadora da Clínica Social do NESME. Docente do curso de Psicologia da PUC-SP.
Jacqueline Lafitte Petricca – Psicóloga clínica (Univ. Lyon 2, 1984), radicada no Uruguay. Especializada em psicoanálisis vincular y grupal no Uruguai, docente e membro da AUPCV (Asociación Uruguaya de Psicoanálisis de las Configuraciones Vinculares). Coordenadora da comissão científica da AUPCV. Membro do NESME.
Fernanda Maria Donato Gomes – Psicóloga e supervisora clínica (CRP06/22868-2). Pós-graduação Latu Sensu em Formação de Professores para o Ensino Superior pela Universidade Paulista (2010) Especialização em Saúde Mental: Assistência Psicossocial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013), associada e secretaria da diretoria do NESME (2023/2025).
Professoras Responsáveis:
- Conceitos preliminares da psicanálise para compreensão dos grupos com objetos mediadores
- Autores de referência, passados e presentes, formulações atuais de base.
- Os grupos de Discussão com diferentes disparadores (jogos, vídeos, contos, músicas, textos diversos).
- O Sonhar Grupal
- A Produção do Sonho Coletivo, o Rabisco Coletivo e o Pictograma Grupal
- Grupos mediados por fotos
- Práticas narrativas e colaborativas no trabalho com grupos
- Semelhanças e diferenças entre dispositivos e técnicas
Conteúdo Programático:
Requisitos de aprovação e certificação: 75% de participação nas aulas.
Pode ser parcelado em até 12x via PagSeguro (com juros da operadora de pagamentos)
Associados do NESME: R$ 480,00
Profissionais da rede pública: R$ 540,00
Profissionais em geral: R$ 600,00
Investimento total:
Vagas limitadas: 25 participantes
Dirigido a: assistentes sociais, médicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e profissionais dos campos da educação e do trabalho.
Carga horária total: 40 horas (atividades síncronas e assíncronas).
Horários: 9h – 12h e 13h – 16h
Datas: 06/04/2024, 04/05/2024, 08/06/2024 e 06/07/2024
Estratégias: O curso será realizado pela plataforma Zoom, em 24 horas de aulas e atividades teórico-práticas, realizadas em 4 sábados (um encontro por mês), conforme calendário abaixo. Todas as aulas terão leituras preliminares.
- Apresentar a base teórico-conceitual dos objetos mediadores em psicanálise.
- Conhecer a fundamentação e a utilização de diferentes objetos mediadores em grupos.
Objetivos Específicos:
- Oferecer um conjunto de conhecimentos teórico-técnicos que permitam ao profissional a oportunidade de realizar ou aprimorar a realização de grupos com diferentes objetos mediadores.
Objetivos gerais:
Em resposta à demanda contínua de aprimoramento do profissional que trabalha com grupos nas áreas da saúde, educação e assistência social, o NESME propõe o Curso “Grupos Presenciais e On-line com Diferentes Objetos Mediadores” com vistas a oferecer os fundamentos teóricos que sustentam as práticas em grupos realizados com objetos mediadores (fotos, sonhos, jogos, contos, narrativas coletivas), além da possibilidade de vivência destas formas de intervenção.
Apresentação:
Grupos presenciais e on-line com diferentes objetos mediadores
Grupos presenciais e on-line com diferentes objetos mediadores
Grupos na infância: uma introdução
Docente (s): Carla Lam e Rose Pompeu de Toledo
Apresentação: É durante a infância que se constrói os primeiros modelos de vínculos, constituindo assim, um momento importantíssimo para a saúde mental e para as relações atuais e futuras na vida de uma pessoa. Assim, compreender a história da infância, suas possibilidades relacionais, modelos de vínculos e sobretudo ter ferramentas para trabalhar com crianças em grupo se faz necessário para promover a saúde mental e social.
Objetivos: Fomentar trabalho com grupos através de aulas expositivas, grupos de discussão e supervisão de casos trazidos pelos participantes.
Conteúdo programático:
– História da infância e da família no Ocidente e no Brasil
– A criança na psicanálise
– Psicopatologias da infância
– Grupos do mundo infantil
– Grupos: aspectos teóricos
– Grupos: aspectos técnicos
– Recebendo a criança e a família
– Grupos não psicoterapêuticos
– Grupos psicoterapêuticos
Estratégias: Aulas expositivas, Grupo de Discussão e Grupo de Supervisão.
Cronograma: 22 e 29/02; 07, 14, 21 e 28/03; 04,11,18 e 25/04; 02, 09, 16 e 23/05; 06, 13, 20 e 27/06.
Carga Horária: 40h
Dirigido a: Psicólogos, educadores e áreas afins
Início: 22/02/2024
Término: 27/06/2024
Dia da Semana: Quintas-feiras
Horário: 12h00 – 13h30
Número de alunos: Mínimo: 6 Máximo: 15
Investimento:
Profissionais em geral: R$ 600,00
Profissionais da rede pública: R$ 540,00
Associados do NESME: R$ 480,00
Pode ser parcelado em até 12x via PagSeguro (com juros da operadora de pagamentos).
Curso introdutório - vivencial | Relações étnico-raciais: Peles
Implicadas em um Processo Vivencial de Transformação
Vivemos em um país construído sobre o racismo. Com isso, ao longo do tempo, pessoas e coletivos foram erguendo batalhas, questionando a estrutura racista a partir de estudos, ações, movimentos e reivindicações por políticas públicas, as quais hoje têm mais espaço de discussão. No entanto, reconhecemos que tais debates ainda não têm refletido suficientemente nos espaços públicos e privados. Diante disso, acreditamos que, alicerçados nos princípios da educação, da arte e da psicanálise como referencial de análise, podemos oferecer suporte para um diálogo e uma sensibilização em direção às relações étnico-raciais.
Objetivo:
Possibilitar um espaço de compartilhamento, de conscientização e de transformação das relações étnico-raciais e de suas diversas expressões.
Público alvo: Profissionais graduados da saúde, educação, assistência social e profissionais afins que estejam interessadas na discussão das relações étnico- raciais.
Estratégias
A atividade está organizada em 8 encontros semanais, com duração de 1h30min cada. A partir de um alimento estético, mito, história, imagem, poesia, cena, entre outros similares, será apresentada a proposta aos participantes a entrar na roda de discussão. No primeiro encontro, após a atividade, serão elencados em conjunto com o grupo os temas que nortearão os próximos encontros.
Início: 1 de março de 2023
Término: 19 de abril de 2023
Cronograma:
Março/2023: 01; 08; 15; 22 e 29
Abril/2023: 05; 12 e 19
Carga Horária: 12 horas
Dia da Semana: quarta-feira
Horário: 20h às 21h30
Profas. Responsáveis: Andreza V. Buzaid e Maria Ondina Peruzzo (NESME)
Professores convidados: Grupo SERES
*Carla Zavatieri* = Educadora e fotógrafa. Formada em Pedagogia com pós-graduação em Educação em Museus e instituições culturais.
*Raphael Rodrigues Martins* = Psicanalista, perifanalista e acompanhante terapêutico.
Formado em pedagogia com pós-graduação em histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas
*Jefferson Santos Pinto* = Psicólogo clínico e Perifanalista. Com prática em clínica e Grupos Operativos.
* Vivian Parreira da Silva * Educadora, caixeira e brincante. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos com pesquisa em educação das relações étnico-raciais com foco no Jongo e como as vivências desta prática Banto colaboram com nossa luta por uma educação antirracista.
Requisitos: Dispositivo com acesso à internet, microfone e câmera.
Certificação: 75% de participação em cada modalidade (aula, supervisão, grupo de reflexão) e entrega de monografia.
Termos de Compra:
• Cancelamento com devolução integral até 7 dias da inscrição.
• As inscrições deverão ser efetuadas pelo portal do NESME e os pagamentos através da plataforma PAGSEGURO ou PAYPAL
Coordenação e Manejo de Grupos em Diferentes Contextos
Professores: Amaury Tadeu Rufatto, Andreza Buzaid, Betty Svartman, Carla Lam, Ismenia Camargo Oliveira, Lazslo Antonio Ávila, Marly Terra Verdi, Osvaldo Cardoso Santana Filho, Rosa Junqueira, Rose Pompeu de Toledo, Solange Aparecida Emílio, Tânia Aldrighi Flake.
Prof. Convidado: Pablo Godoy Castanho
Coordenação: Rose Pompeu de Toledo e Tânia Aldrighi Flake
Objetivos:
- Introduzir os profissionais na compreensão dos fenômenos grupais, de modo que possibilite: Capacitar o profissional para reconhecer, entender e manejar os fenômenos grupais; Instrumentalizar o profissional a lidar com os fenômenos do campo grupal.
Estratégias:
- Aulas on-line (Plataforma Zoom): apresentação das teorias e técnicas de manejo de grupos em diferentes contextos.
- Supervisão das Práticas Grupais dos alunos.
- Grupos de Reflexão: onde os participantes terão a possibilidade de vivenciar a experiência grupal bem como observar a coordenação de um grupo.
Conteúdo Programático:
A história dos grupos
Conceitos introdutórios, formação e os diferentes tipos de grupos
Conceitos para a compreensão dos fenômenos grupais: Freud, Klein, Bion, Pichon-Rivière, Kaes, Winnicott e outros
Manejo e compreensão dos fenômenos grupais (presencial e online)
Manejo com grupos de Adultos, Crianças, Adolescentes
O grupo familiar
Grupos com a utilização de objetos mediadores
Grupos e Saúde Mental
CAPS e seus dispositivos grupais
A organização do grupo
Co-terapia ou Co-coordenação de grupos
O trabalho em equipe multiprofissional
Orientação – Monografia
A quem se destina:
Profissionais graduados com interesse no trabalho com grupos na Saúde, Educação, Assistência Social e Organizações em geral.
Duração: 18 meses
Carga horária: 140 horas
Horário: Sábados das 08h45 às 16h30.
Datas:
2023: 29/07; 26/08; 30/09; 28/10; 25/11; 29/07; 26/08; 23/09; 28/10; 25/11; 09/12
2024: 24/02; 23/03; 27/04; 25/05; 22/06; 27/07; 24/08; 28/09; 26/10;30/11; 07/12
Início: 29/07/2023
Término: 07/12/2024
Requisitos: Dispositivo com acesso à internet, microfone e câmera.
Certificação: 75% de participação em cada modalidade (aula, supervisão, grupo de reflexão) e entrega de monografia.
Termos de Compra:
• Cancelamento com devolução integral até 7 dias da inscrição.
• As inscrições deverão ser efetuadas pelo portal do NESME e os pagamentos através da plataforma PAGSEGURO ou PAYPAL.
Categorias | Matrícula | 16 parcelas |
Público em Geral | R$ 450,00 | R$ 450,00 |
Profissionais da Rede Pública | R$ 400,00 | R$ 400,00 |
Membros do NESME | R$ 360,00 | R$ 360,00 |
Grupo de Estudos Fundamentos de Freud
Coordenadores: Lazslo Antonio Ávila e Rose Pompeu de Toledo
Apresentação:
O grupo de estudos sobre Freud, iniciado em agosto de 2022, propõe a leitura e a discussão de textos sobre a teoria, a técnica e a metapsicologia psicanalíticas, que constituem os fundamentos da psicanálise individual e da psicanálise dos vínculos.
Conteúdo programático:
- Psicoterapia da histeria (em andamento).
- VI da Interpretação dos sonhos.
- IV de Totem e Tabu.
- O Inconsciente da Metapsicologia.
Outros textos serão definidos durante os trabalhos do grupo.
Início: 19 de janeiro de 2023
Dia da Semana: quinta-feira (semanal)
Horário: 19h00 – 20h00
Número vagas: 12
Investimento:
• As inscrições deverão ser efetuadas pelo portal do NESME e os pagamentos através da plataforma PAGSEGURO ou PAYPAL
Profissionais em Geral: R$ 200,00/mês
Profissionais da Rede Pública: R$ 182,00/mês
Membros do NESME: isentos
Requisitos de certificação: 75% de participação nas aulas online e nas atividades propostas
Bibliografia:
Freud, S. (2016). Estudos sobre a histeria. Cap. IV. In: Obras completas, vol. 2. São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1893-1895).
Freud, S. (2019). A interpretação dos sonhos. Cap. VI. In: Obras completas, vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1900).
Freud, S. (2012). Totem e tabu. Cap. IV. In: Obras completas, vol. 11. São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1913).
Freud, S. (2010). O Inconsciente. In: Obras completas vol. 12: Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos. São Paulo: Companhia das Letras (Trabalho original publicado em 1915).
Curso introdutório - vivencial | Relações étnico-raciais: Peles
Implicadas em um Processo Vivencial de Transformação
Vivemos em um país construído sobre o racismo. Com isso, ao longo do tempo, pessoas e coletivos foram erguendo batalhas, questionando a estrutura racista a partir de estudos, ações, movimentos e reivindicações por políticas públicas, as quais hoje têm mais espaço de discussão. No entanto, reconhecemos que tais debates ainda não têm refletido suficientemente nos espaços públicos e privados. Diante disso, acreditamos que, alicerçados nos princípios da educação, da arte e da psicanálise como referencial de análise, podemos oferecer suporte para um diálogo e uma sensibilização em direção às relações étnico-raciais.
Objetivo:
Possibilitar um espaço de compartilhamento, de conscientização e de transformação das relações étnico-raciais e de suas diversas expressões.
Público alvo: Profissionais graduados da saúde, educação, assistência social e profissionais afins que estejam interessadas na discussão das relações étnico- raciais.
Estratégias
A atividade está organizada em 8 encontros semanais, com duração de 1h30min cada. A partir de um alimento estético, mito, história, imagem, poesia, cena, entre outros similares, será apresentada a proposta aos participantes a entrar na roda de discussão. No primeiro encontro, após a atividade, serão elencados em conjunto com o grupo os temas que nortearão os próximos encontros.
Início: 1 de março de 2023
Término: 19 de abril de 2023
Cronograma:
Março/2023: 01; 08; 15; 22 e 29
Abril/2023: 05; 12 e 19
Carga Horária: 12 horas
Dia da Semana: quarta-feira
Horário: 20h às 21h30
Profas. Responsáveis: Andreza V. Buzaid e Maria Ondina Peruzzo (NESME)
Professores convidados: Grupo SERES
*Carla Zavatieri* = Educadora e fotógrafa. Formada em Pedagogia com pós-graduação em Educação em Museus e instituições culturais.
*Raphael Rodrigues Martins* = Psicanalista, perifanalista e acompanhante terapêutico.
Formado em pedagogia com pós-graduação em histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas
*Jefferson Santos Pinto* = Psicólogo clínico e Perifanalista. Com prática em clínica e Grupos Operativos.
* Vivian Parreira da Silva * Educadora, caixeira e brincante. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos com pesquisa em educação das relações étnico-raciais com foco no Jongo e como as vivências desta prática Banto colaboram com nossa luta por uma educação antirracista.
Requisitos: Dispositivo com acesso à internet, microfone e câmera.
Certificação: 75% de participação em cada modalidade (aula, supervisão, grupo de reflexão) e entrega de monografia.
Termos de Compra:
• Cancelamento com devolução integral até 7 dias da inscrição.
• As inscrições deverão ser efetuadas pelo portal do NESME e os pagamentos através da plataforma PAGSEGURO ou PAYPAL