Skip to Content

Todos os Cursos

Curso de Extensão
Curso de Extensão

Grupos presenciais e on-line com diferentes objetos mediadores


Professor Convidado Osvaldo Cardoso – Psiquiatra pela USP-Ribeirão Preto. Grupanalista pelo Instituto Pichon Rivière de São Paulo

Tânia Aldrighi Flake – Psicóloga e supervisora clínica (CRP 06/11483), doutora em Ciências da Saúde, Especialista em Psicoterapia Familiar e de Casal, Associada do NESME e editora da Revista Vínculo.

Sonia Yacosa Bruno – Psicóloga clínica. Egresada de UdelaR Membro da diretoria da AUPCV (Asociación Uruguaya de Psicoanálisis de las Configuraciones Vinculares). Docente da APPIA (Asociación de Psicopatología y Psiquiatría de la Infancia y la Adolescencia del Uruguay).  Membro do NESME.

Solange Aparecida Emílio – Psicóloga e supervisora clínica (CRP 06/44593), doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IPUSP), com pós-doutorado em Psicologia Clínica (IPUSP), ex-presidente e atual coordenadora da Clínica Social do NESME. Docente do curso de Psicologia da PUC-SP.

Jacqueline Lafitte Petricca – Psicóloga clínica (Univ. Lyon 2, 1984), radicada no Uruguay. Especializada em psicoanálisis vincular y grupal no Uruguai, docente e membro da AUPCV (Asociación Uruguaya de Psicoanálisis de las Configuraciones Vinculares). Coordenadora da comissão científica da AUPCV. Membro do NESME.

Fernanda Maria Donato Gomes – Psicóloga e supervisora clínica (CRP06/22868-2). Pós-graduação Latu Sensu em Formação de Professores para o Ensino Superior pela Universidade Paulista (2010) Especialização em Saúde Mental: Assistência Psicossocial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013), associada e secretaria da diretoria do NESME (2023/2025).

Professoras Responsáveis:

  • Conceitos preliminares da psicanálise para compreensão dos grupos com objetos mediadores
  • Autores de referência, passados e presentes, formulações atuais de base.
  • Os grupos de Discussão com diferentes disparadores (jogos, vídeos, contos, músicas, textos diversos).
  • O Sonhar Grupal
  • A Produção do Sonho Coletivo, o Rabisco Coletivo e o Pictograma Grupal
  • Grupos mediados por fotos
  • Práticas narrativas e colaborativas no trabalho com grupos
  • Semelhanças e diferenças entre dispositivos e técnicas

Conteúdo Programático:

 

Requisitos de aprovação e certificação: 75% de participação nas aulas.

Pode ser parcelado em até 12x via PagSeguro (com juros da operadora de pagamentos)

Associados do NESME: R$ 480,00

Profissionais da rede pública: R$ 540,00

Profissionais em geral: R$ 600,00

Investimento total: 

Vagas limitadas: 25 participantes

Dirigido a: assistentes sociais, médicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e profissionais dos campos da educação e do trabalho.

Carga horária total: 40 horas (atividades síncronas e assíncronas).

Horários: 9h – 12h e 13h – 16h

Datas:  06/04/2024, 04/05/2024, 08/06/2024 e 06/07/2024

Estratégias: O curso será realizado pela plataforma Zoom, em 24 horas de aulas e atividades teórico-práticas, realizadas em 4 sábados (um encontro por mês), conforme calendário abaixo. Todas as aulas terão leituras preliminares.

  • Apresentar a base teórico-conceitual dos objetos mediadores em psicanálise.
  • Conhecer a fundamentação e a utilização de diferentes objetos mediadores em grupos.

Objetivos Específicos:

  • Oferecer um conjunto de conhecimentos teórico-técnicos que permitam ao profissional a oportunidade de realizar ou aprimorar a realização de grupos com diferentes objetos mediadores.

Objetivos gerais:

 

Em resposta à demanda contínua de aprimoramento do profissional que trabalha com grupos nas áreas da saúde, educação e assistência social, o NESME propõe o Curso “Grupos Presenciais e On-line com Diferentes Objetos Mediadores” com vistas a oferecer os fundamentos teóricos que sustentam as práticas em grupos realizados com objetos mediadores (fotos, sonhos, jogos, contos, narrativas coletivas), além da possibilidade de vivência destas formas de intervenção.

Apresentação:

Grupos presenciais e on-line com diferentes objetos mediadores


Grupos presenciais e on-line com diferentes objetos mediadores

Cursos de Extensão
​Curso de Extensão
​Curso de Extensão

Grupos na infância: uma introdução


Docente (s): Carla Lam e Rose Pompeu de Toledo

Apresentação: É durante a infância que se constrói os primeiros modelos de vínculos, constituindo assim, um momento importantíssimo para a saúde mental e para as relações atuais e futuras na vida de uma pessoa. Assim, compreender a história da infância, suas possibilidades relacionais, modelos de vínculos e sobretudo ter ferramentas para trabalhar com crianças em grupo se faz necessário para promover a saúde mental e social.

Objetivos: Fomentar trabalho com grupos através de aulas expositivas, grupos de discussão e supervisão de casos trazidos pelos participantes. 


Conteúdo programático:

– História da infância e da família no Ocidente e no Brasil

– A criança na psicanálise

– Psicopatologias da infância

– Grupos do mundo infantil

– Grupos: aspectos teóricos

– Grupos: aspectos técnicos

– Recebendo a criança e a família

– Grupos não psicoterapêuticos

– Grupos psicoterapêuticos


Estratégias: Aulas expositivas, Grupo de Discussão e Grupo de Supervisão. 

Cronograma: 22 e 29/02; 07, 14, 21 e 28/03; 04,11,18 e 25/04; 02, 09, 16 e 23/05; 06, 13, 20 e 27/06.

Carga Horária: 40h

Dirigido a: Psicólogos, educadores e áreas afins


Início: 22/02/2024

Término: 27/06/2024

Dia da Semana: Quintas-feiras

Horário: 12h00 – 13h30

Número de alunos:      Mínimo:   Máximo: 15


Investimento:

Profissionais em geral: R$ 600,00 

Profissionais da rede pública: R$ 540,00 

Associados do NESME: R$ 480,00 

Pode ser parcelado em até 12x via PagSeguro (com juros da operadora de pagamentos).

Cursos de Extensão
Curso de Extensão
Curso de Extensão

Curso introdutório - vivencial | Relações étnico-raciais: Peles


 Implicadas em um Processo Vivencial de Transformação


Vivemos em um país construído sobre o racismo. Com isso, ao longo do tempo, pessoas e coletivos foram erguendo batalhas, questionando a estrutura racista a partir de estudos, ações, movimentos e reivindicações por políticas públicas, as quais hoje têm mais espaço de discussão. No entanto, reconhecemos que tais debates ainda não têm refletido suficientemente nos espaços públicos e privados. Diante disso, acreditamos que, alicerçados nos princípios da educação, da arte e da psicanálise como referencial de análise, podemos oferecer suporte para um diálogo e uma sensibilização em direção às relações étnico-raciais.

Objetivo:

Possibilitar um espaço de compartilhamento, de conscientização e de transformação das relações étnico-raciais e de suas diversas expressões.

Público alvo: Profissionais graduados da saúde, educação, assistência social  e profissionais afins que estejam interessadas na discussão das relações étnico- raciais.

Estratégias

A atividade está organizada em 8 encontros semanais, com duração de 1h30min cada. A partir de um alimento estético, mito, história, imagem, poesia, cena, entre outros similares, será apresentada a proposta aos participantes a entrar na roda de discussão. No primeiro encontro, após a atividade, serão elencados em conjunto com o grupo os temas que nortearão os próximos encontros.

Início: 1 de março de 2023

Término: 19 de abril de 2023

Cronograma:

Março/2023: 01; 08; 15; 22 e 29

Abril/2023: 05; 12 e 19

Carga Horária: 12 horas

Dia da Semana: quarta-feira

Horário: 20h às 21h30

 

Profas. Responsáveis: Andreza V. Buzaid e Maria Ondina Peruzzo (NESME)

Professores convidados: Grupo SERES

*Carla Zavatieri* = Educadora e fotógrafa. Formada em Pedagogia com pós-graduação em Educação em Museus e instituições culturais.

*Raphael Rodrigues Martins* = Psicanalista, perifanalista e acompanhante terapêutico.

Formado em pedagogia com pós-graduação em histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas

*Jefferson Santos Pinto* = Psicólogo clínico e Perifanalista. Com prática em clínica e Grupos Operativos.

* Vivian Parreira da Silva * Educadora, caixeira e brincante.  Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos com pesquisa em educação das relações étnico-raciais com foco no Jongo e como as vivências desta prática Banto colaboram com nossa luta por uma educação antirracista.

 

Requisitos: Dispositivo com acesso à internet, microfone e câmera.

Certificação: 75% de participação em cada modalidade (aula, supervisão, grupo de reflexão) e entrega de monografia.

Termos de Compra:

• Cancelamento com devolução integral até 7 dias da inscrição.

• As inscrições deverão ser efetuadas pelo portal do NESME e os pagamentos através da plataforma PAGSEGURO ou PAYPAL

Cursos de Extensão
Curso de Extensão
Curso de Extensão

Grupo de Estudos Fundamentos de Freud

 

Coordenadores: Lazslo Antonio Ávila e Rose Pompeu de Toledo

Apresentação:

O grupo de estudos sobre Freud, iniciado em agosto de 2022, propõe a leitura e a discussão de textos sobre a teoria, a técnica e a metapsicologia psicanalíticas, que constituem os fundamentos da psicanálise individual e da psicanálise dos vínculos.

Conteúdo programático:

  • Psicoterapia da histeria (em andamento).
  • VI da Interpretação dos sonhos.
  • IV de Totem e Tabu.
  • O Inconsciente da Metapsicologia.

Outros textos serão definidos durante os trabalhos do grupo.

 

Início: 19 de janeiro de 2023

Dia da Semana: quinta-feira (semanal)

Horário: 19h00 – 20h00

Número vagas: 12

 

Investimento:

• As inscrições deverão ser efetuadas pelo portal do NESME e os pagamentos através da plataforma PAGSEGURO ou PAYPAL

Profissionais em Geral: R$ 200,00/mês

Profissionais da Rede Pública: R$ 182,00/mês

Membros do NESME: isentos 

Requisitos de certificação: 75% de participação nas aulas online e nas atividades propostas

 

Bibliografia:

Freud, S. (2016). Estudos sobre a histeria. Cap. IV.  In: Obras completas, vol. 2. São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1893-1895).

Freud, S. (2019). A interpretação dos sonhos. Cap. VI. In: Obras completas, vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1900).

Freud, S. (2012). Totem e tabu. Cap. IV. In: Obras completas, vol. 11. São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1913).

Freud, S. (2010). O Inconsciente. In: Obras completas vol. 12: Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos. São Paulo: Companhia das Letras (Trabalho original publicado em 1915).

Cursos de Extensão
Curso de Aprimoramento
Curso de Aprimoramento

Coordenação e Manejo de Grupos em Diferentes Contextos

 

ProfessoresAmaury Tadeu Rufatto, Andreza Buzaid, Betty Svartman, Carla Lam, Ismenia Camargo Oliveira, Lazslo Antonio Ávila, Marly Terra Verdi, Osvaldo Cardoso Santana Filho, Rosa Junqueira, Rose Pompeu de Toledo, Solange Aparecida Emílio, Tânia Aldrighi Flake.

Prof. Convidado: Pablo Godoy Castanho

Coordenação: Rose Pompeu de Toledo e Tânia Aldrighi Flake

 

Objetivos:

  • Introduzir os profissionais na compreensão dos fenômenos grupais, de modo que possibilite: Capacitar o profissional para reconhecer, entender e manejar os fenômenos grupais; Instrumentalizar o profissional a lidar com os fenômenos do campo grupal.

Estratégias:

  • Aulas on-line (Plataforma Zoom): apresentação das teorias e técnicas de manejo de grupos em diferentes contextos.
  • Supervisão das Práticas Grupais dos alunos.
  • Grupos de Reflexão: onde os participantes terão a possibilidade de vivenciar a experiência grupal bem como observar a coordenação de um grupo.

Conteúdo Programático:

A história dos grupos

Conceitos introdutórios, formação e os diferentes tipos de grupos

Conceitos para a compreensão dos fenômenos grupais: Freud, Klein, Bion, Pichon-Rivière, Kaes, Winnicott e outros

Manejo e compreensão dos fenômenos grupais (presencial e online)

Manejo com grupos de Adultos, Crianças, Adolescentes

O grupo familiar

Grupos com a utilização de objetos mediadores

Grupos e Saúde Mental

CAPS e seus dispositivos grupais

A organização do grupo

Co-terapia ou Co-coordenação de grupos

O trabalho em equipe multiprofissional

Orientação – Monografia

 

A quem se destina:

Profissionais graduados com interesse no trabalho com grupos na Saúde, Educação, Assistência Social e Organizações em geral.

 

Duração: 18 meses

 

Carga horária: 140 horas

 

Horário: Sábados das 08h45 às 16h30.

Datas:

2023: 29/07; 26/08; 30/09; 28/10; 25/11; 29/07; 26/08; 23/09; 28/10; 25/11; 09/12

2024: 24/02; 23/03; 27/04; 25/05; 22/06; 27/07; 24/08; 28/09; 26/10;30/11; 07/12

 

Início: 29/07/2023

Término: 07/12/2024

 

Requisitos: Dispositivo com acesso à internet, microfone e câmera.

 

Certificação: 75% de participação em cada modalidade (aula, supervisão, grupo de reflexão) e entrega de monografia.

 

Termos de Compra:

• Cancelamento com devolução integral até 7 dias da inscrição.

• As inscrições deverão ser efetuadas pelo portal do NESME e os pagamentos através da plataforma PAGSEGURO ou PAYPAL.

CategoriasMatrícula16 parcelas
Público em GeralR$ 450,00R$ 450,00
Profissionais da Rede PúblicaR$ 400,00R$ 400,00
Membros do NESMER$ 360,00R$ 360,00
Curso de Aprimoramento